top of page

Horta e jardinagem — Oferta complementar de escola

O Beiral proporciona atividades na horta e no jardim como oferta complementar de escola (b), pois as plantações na horta e no jardim e as experiências na natureza fizeram sempre parte do nosso projeto.

No ano letivo de 2014/15, tornámos este projeto numa nova área de estudo complementando a área de Estudo do Meio e Cidadania, mas é uma área que complementa outras áreas, como a Matemática e as Ciências da Natureza. 

Para além da experimentação de atividades na horta e de manutenção dos jardins, privilegiamos as vivências e os conteúdos relacionados, alargando-as a todo o espaço florestal envolvente — o Parque Florestal de Monsanto, com quem estabelecemos algumas parcerias.

São também organizadas visitas de estudo em que as crianças possam viver experiências que impliquem, também, estudos de laboratório relacionados com esta temática.   

No âmbito deste projeto, O Beiral aderiu ao programa Eco-escolas no ano letivo 2015/2016.

(b) Atividades a desenvolver em articulação, integrando ações que promovam, de forma transversal, a educação para a cidadania e componentes de trabalho com as tecnologias de informação e de comunicação, de acordo com o n.º 2 do artigo 12.º do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho.

 

CartazEcoEscolas2019.jpg

Programa Eco-escolas

 

Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela Associação Bandeira Azul (ABAE). Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

 

 

No ano letivo 2019-2920, O Beiral aderiu ao programa Eco-escolas, pelo quarto ano consecutivo.

No primeiro ano, foi-nos reconhecida a qualidade do trabalho educativo desenvolvido nesta área, com a atribuição de uma menção honrosa à nossa Horta biológica.

No segundo ano o trabalho consolidou-se e, no terceiro ano, aprofun-dámos a educação ambiental, estabelecendo parcerias com o Espaço Interpretativo de Monsanto e com a Liga para a Proteção da Natureza, o que nos permitiu alargar o âmbito do nosso plano de ação.

Conseguimos produzir o Eco Código do Beiral e o respetivo cartaz, ilustrado pelas crianças.

Definimos que o Dia Eco-escolas do Beiral será no Dia da Festa das Famílias, para que o maior número possível de elementos da nossa comunidade educativa possa estar ao corrente do trabalho desenvolvido.

As atividades promovidas pelo programa Eco-Escolas foram interrom-pidas pelos longos confinamentos obrigatórios destes dois últimos anos letivos, razão pela qual O Beiral não aderiu formalmente ao programa este ano. No entanto, mantêm-se todos os princípios da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

bottom of page