O Beiral
76 ANOS
O 3.º ano foi ao mercado
Os alunos do 3.º ano foram ao MERCADO 31 DE JANEIRO, em Picoas. Esta visita decorreu no período da manhã , em pleno funcionamento deste mercado.
Na primeira parte da visita foi analisada a pirâmide dos
alimentos, o que ajudou a que todos percebessem o que fazer para ter uma alimentação saudável. Ficou esclarecido que para ter uma alimentação equilibrada há que ter em conta os nutrientes (vitaminas, hidratos de carbono, fibras, gorduras e sais minerais) que existem nos alimentos e em que quantidades os devemos ingerir. A água é igualmente indispensável assim como a prática diária de exercício físico.
Num segundo momento da visita houve a oportunidade
de passear pelo mercado, observando e identificando os alimentos de que se falara. Foram distinguidas as couves que não são todas iguais: couve-flor, couve portuguesa, couve roxa, couve coração, couve-de-bruxelas e couve lombada. Para além das couves foram reconhecidos outros produtos hortícolas como a courgette, o feijão verde, nabo, nabiça, entre outros.
Depois o cheiro mudou e a turma estava em frente da banca
dos frutos. Estes são, a par dos legumes, fonte de vitaminas, fibras e sais minerais.
Apesar de ser possível ter todos os frutos em qualquer altura do ano, graças às estufas, estes são mais saborosos nas épocas próprias. No inverno temos os citrinos, o ananás, as peras… na primavera as cerejas, os morangos… no verão os melões, as amoras, os pêssegos, as ameixas… e no outono uvas, damascos, abrunhos…
Continuou a visita passando pelos peixes, pelos talhos e pela zona dos mariscos. Tal como os frutos e legumes, também a variedade de peixes era muita — por isso deve-se experimentar pois o seu sabor também varia. Quanto à carne, pode ser consumida assada, grelhada, cozida, frita, guisada ou estufada.
Já na parte final da visita as crianças brincaram ao faz-de-
-conta e as compras e vendas aconteceram em bancas preparadas para a brincadeira.
Valeu a pena! Esta foi a opinião unânime do grupo que faria novamente a visita se fosse possível.
Além disso, todos ficaram com vontade de levar os pais ao mercado.
Até lá, espreitem aqui: www.facebook.vamostodosaomercado